PROJETO DE LEI EXECUTIVO: 028/2024

Informações da matéria
Autor: RENAM LUIZ DE ALENCAR CARVALHO
Data: 21/05/2024
Visualizações:
Ementa

REGULAMENTA A LEI FEDERAL Nº 14.129/2021, DE 29 DE MARGO DE 2021, NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO/RN, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
21/05/2024 08:33:06     CADASTRADO  CADASTRADO 
21/05/2024 20:00:00 11ª (Décima Primeira) Sessão Ordinária da 15ª (décima Quinta) Legislatura (2021 - 2024) - 1º Período - 21 de Maio de 2024 mais ORDEM DO DIA  VOTAÇÃO ÚNICA  NÃO FAVORÁVEL 
Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência VICTOR NEVES WANDERLEY

Presidente da Câmara de Vereadores

Câmara Municipal

Corpo da matéria

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 1° FICA INSTITUÍDO NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO REDONDO O PROGRAMA

DE GOVERNO DIGITAL.

ART. 2° O PROGRAMA DE GOVERNO DIGITAL TERÁ AS SEGUINTES DIRETRIZES:

I - A MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DIGITAIS DISPONÍVEIS, BEM COMO A GARANTIA DA SUA

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA;

II - AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE SERVIÇOS DIGITAIS;

III - APROXIMAÇÃO ENTRE A GESTÃO E O CIDADÃO;

IV - USO DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO COMO HABILITADORAS DA INCLUSÃO DIMINUINDO AS

DESIGUALDADES;

V - BUSCA DA PERMANENTE MELHORIA DOS PROCESSOS E FERRAMENTAS DE ATENDIMENTO AO

CIDADÃO:

END: AVENIDA SENADOR JOÃO CÂMARA, 132 CENTRO CEP 59.230-000 - CAMPO

REDONDO/RN ;

WHATSAPP (084) 98690-4566 COM ATENDIMENTO VIA CHATBOOT;

E-MAIL: CAMARAMUNICIPAL.CR@HOTMAIL.COM;

SITE: HTTPS://CAMPOREDONDO.RN.LEG.BR/;

FACEBOOK: HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/CAMARACAMPOREDONDO/?LOCALE=PT_BR;

INSTAGRAM: HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/CMCAMPOREDONDO/?HL=PT, E

YOUTUBE:HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/CHANNEL/UCUU21XMX49UV9-SAKNTW8EA

ART. 3° A SECRETARIA DA CÂMARA COORDENARÁ O ESTUDO PARA A AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS

DIGITAIS PÚBLICOS, PODENDO CONTAR COM A PARCERIA DE ÓRGÃOS E ENTIDADES DA

ADMINISTRAÇÃO.

CAPÍTULO II

DA DIGITALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA PRESTAÇÃO DIGITAL DE

SERVIÇOS PÚBLICOS

ART. 4° A CÂMARA MUNICIPAL PODERÁ CRIAR INSTRUMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE

CAPACIDADES INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS NECESSÁRIAS A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, COM O

OBJETIVO DE:

I - CRIAR E AVALIAR ESTRATÉGIAS E CONTEÚDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ENTRE SERVIDORES MUNICIPAIS;

II - PESQUISAR, DESENVOLVER E TESTAR MÉTODOS, FERRAMENTAS E INICIATIVAS PARA A

COLABORAÇÃO ENTRE SERVIDORES MUNICIPAIS E CIDADÃOS NO DESENHO DE SOLUÇÕES FOCADAS

NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.

ART. 5° AS PLATAFORMAS DE GOVERNO DIGITAL SÃO FERRAMENTAS DIGITAIS E SERVIÇOS COMUNS

AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS, NORMALMENTE OFERTADOS DE FORMA CENTRALIZADA E COMPARTILHADA,

NECESSÁRIOS PARA A OFERTA DIGITAL DE SERVIÇOS, DEVENDO POSSUIR PELO MENOS AS SEGUINTES

FUNCIONALIDADES:

I - FERRAMENTA DIGITAL DE SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO E DE ACOMPANHAMENTO DA ENTREGA

DOS SERVIÇOS PÚBLICOS;

II - PAINEL DE MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

§1° AS PLATAFORMAS DE GOVERNO DIGITAL DEVERÃO SER ACESSADAS POR MEIO DE PORTAL, DE

APLICATIVO OU DE OUTRO CANAL DIGITAL ÚNICO E OFICIAL, PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DE

INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS, NOTÍCIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS.

§2° AS FUNCIONALIDADES DEVERÃO OBSERVAR PADRÕES DE INTEROPERABILIDADE E A

NECESSIDADE DE INTEGRAÇÃO DE DADOS COMO FORMAS DE SIMPLIFICADO E DE EFICIÊNCIA NOS

PROCESSOS E NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS.

ART. 6° A CÂMARA MUNICIPAL, NA PRESTAÇÃO DIGITAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS, DEVERÁ:

I - MANTER ATUALIZADAS AS INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS E AS COMUNICAÇÕES DE INTERESSE

PÚBLICO, PRINCIPALMENTE AS REFERENTES À CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO;

II MONITORAR E IMPLEMENTAR AÇÕES DE MELHORIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS PRESTADOS, COM

BASE NOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS;

III - INTEGRAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS AS FERRAMENTAS DE NOTIFICAÇÃO AOS USUÁRIOS, DE

ASSINATURA ELETRÔNICA, QUANDO APLICÁVEIS:

IV - ELIMINAR, INCLUSIVE POR MEIO DA INTEROPERABILIDADE DE DADOS, EXIGÊNCIAS

DESNECESSÁRIAS QUANTO A APRESENTAÇÃO, PELO USUÁRIO, DE INFORMAÇÕES E DE DOCUMENTOS

COMPROBATÓRIOS PRESCINDÍVEIS;

V - APRIMORAR A GESTÃO DAS SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS COM BASE EM DADOS E EM EVIDENCIAS

POR MEIO DA APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA DE DADOS EM PLATAFORMA DIGITAL;

ART. 7° A CÂMARA MUNICIPAL BUSCARÁ OFERECER AOS CIDADÃOS A POSSIBILIDADE DE FORMULAR

SUA SOLICITAÇÃO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, POR MEIO ELETRÔNICO.

ART. 8° AS PLATAFORMAS DE GOVERNO DIGITAL DEVERÃO ATENDER AO DISPOSTO NA LEI FEDERAL

Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 - LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS.

CAPÍTULO III

DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA PRESTAÇÃO DIGITAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

ART. 9° SÃO GARANTIDOS OS SEGUINTES DIREITOS AOS USUÁRIOS DA PRESTAÇÃO DIGITAL DE

SERVIÇOS PÚBLICOS:

I - ACESSO GRATUITO: USUFRUIR DE ACESSO LIVRE E SEM CUSTOS AS PLATAFORMAS DE GOVERNO

DIGITAL, ASSEGURANDO A UNIVERSALIDADE DO ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DIGITAIS;

II - TRANSPARÊNCIA E INFORMAÇÃO: RECEBER INFORMAÇÕES CLARAS E PRECISAS SOBRE OS

SERVIÇOS OFERECIDOS, INCLUINDO DESCRIÇÕES DETALHADAS DOS PROCEDIMENTOS, TEMPOS DE

PROCESSAMENTO ESPERADOS E REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA CADA SERVIÇO;

III - PADRONIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO: BENEFICIAR-SE DE PROCEDIMENTOS PADRONIZADOS E

SIMPLIFICADOS NA UTILIZAÇÃO DE FORMULÁRIOS, GUIAS E DOCUMENTOS, TANTO FÍSICOS QUANTO

DIGITAIS, VISANDO A MINIMIZAR O ESFORÇO E O TEMPO NECESSÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DE

OBRIGAÇÕES E O ACESSO A DIREITOS;

IV - PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS: TER A PRIVACIDADE E OS DADOS PESSOAIS PROTEGIDOS

DE ACORDO COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) E OUTRAS LEGISLAÇÕES APLICÁVEIS,

GARANTINDO A SEGURANÇA E A CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES:

V - ACESSIBILIDADE: ACESSAR SERVIÇOS PROJETADOS PARA SEREM INCLUSIVOS, CONSIDERANDO

AS NECESSIDADES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSOS, E AQUELES QUE ENFRENTAM BARREIRAS

DIGITAIS, GARANTINDO IGUALDADE NO ACESSO AOS SERVIÇOS DIGITAIS;

VI - SUPORTE E ASSISTÊNCIA: CONTAR COM SUPORTE EFETIVO E CANAIS DE ASSISTÊNCIA PARA

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS, LEI DE PROBLEMAS E AUXILIO NO USO DOS SERVIÇOS DIGITAIS,

INCLUINDO TUTORIAIS, FAQS ATUALIZADAS E SUPORTE DIRETO POR CHAT, TELEFONE OU E-MAIL;

VII - FEEDBACK E RECLAMAÇÃO: TER MEIOS DISPONÍVEIS E ACESSÍVEIS PARA FORNECER FEEDBACK

SOBRE OS SERVIÇOS E PARA REGISTRAR RECLAMAÇÕES OU SUGESTÕES, COM A GARANTIA DE

RECEBIMENTO DE RESPOSTAS EM TEMPO HÁBIL;

VII - GRATUIDADE NO ACESSO AS PLATAFORMAS DE GOVERNO DIGITAL;

VIII - ATENDIMENTO NOS TERMOS DA CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO;

IX PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS REFERENTES A UTILIZAÇÃO DE FORMULÁRIOS, DE GUIAS E

DE OUTROS DOCUMENTOS CONGÉNERES, INCLUÍDOS OS DE FORMATO DIGITAL; E,

X - RECEBIMENTO DE PROTOCOLO, FÍSICO OU DIGITAL, DAS SOLICITAÇÕES APRESENTADAS.

CAPÍTULO IV

DA INTEROPERABILIDADE DE DADOS ENTRE ÓRGÃOS PÚBLICOS

ART. 10. O PODER LEGISLATIVO DEVERA GERIR SUAS FERRAMENTAS DIGITAIS, TENDO EM

CONSIDERAÇÃO: I - A INTEROPERABILIDADE DE INFORMAÇÕES E DE DADOS SOB SUA GESTÃO, RESPEITADAS AS

RESTRIÇÕES LEGAIS, OS REQUISITOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, AS

LIMITAÇÕES TECNOLÓGICAS E A RELAÇÃO DO CUSTO-BENEFÍCIO DA INTEROPERABILIDADE; E

II - A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS, OBSERVADA A LEGISLAÇÃO VIGENTE, ESPECIALMENTE A LEI

FEDERAL N° 13.709, DE 2018.

CAPÍTULO V

DO USO DE DADOS

ART. 11. A CÂMARA MUNICIPAL PROMOVERÁ O USO DE DADOS PARA A CONSTRUÇÃO E O

ACOMPANHAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, RESPEITADOS A LEI FEDERAL Nº 13.709, DE 2018.

CAPÍTULO VI

DOS SERVIÇOS DIGITAIS PÚBLICOS DISPONÍVEIS

ART. 12. OS SERVIÇOS DIGITAIS PÚBLICOS DISPONÍVEIS E EM OPERAÇÃO, SÃO OS SEGUINTES:

I.CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO;

II.PORTAL DA TRANSPARÊNCIA;

III.E-SIC : SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO;

IV.DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO;

V.CONSULTA CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS;

VI.LEGISLAÇÃO MUNICIPAL;

VII.SISTEMA WEB DE OUVIDORIA (FALA.BR);

VIII.PROTOCOLO ONLINE (1DOC);

IX.CONSULTA AO SISTEMA DE APOIO AO PROCESSO LEGISLATIVO (SAPL);

X.TRANSMISSÃO ONLINE DE SESSÕES ORDINÁRIAS, EXTRAORDINÁRIAS E SOLENES;

XI.ACESSO GRATUITO À REDE SEM FIO NAS DEPENDÊNCIAS DESTA CASA (WIFI PÚBLICO); XII.WHATSAPP COM ATENDIMENTO VIA CHATBOOT; E

XIII. SITE: HTTPS://CAMPOREDONDO.RN.LEG.BR/;

XIV.REDES SOCIAIS:

FACEBOOK: HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/CAMARACAMPOREDONDO/?LOCALE=PT_BR,

INSTAGRAM: HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/CMCAMPOREDONDO/?HL=PT,

YOUTUBE:HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/CHANNEL/UCUU21XMX49UV9-SAKNTW8EA, E

XV.AGENDA DE EVENTOS DA INSTITUIÇÃO.

DISPOSIÇÕES FINAIS

ART. 13. O ACESSO PARA O USO DE SERVIÇOS PÚBLICOS PODERÁ SER GARANTIDO TOTAL OU

PARCIALMENTE PELA ADMINISTRAÇÃO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER O ACESSO UNIVERSAL A

PRESTAÇÃO DIGITAL DOS SERVIÇOS.

ART. 14. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS ÀS DISPOSIÇÕES

EM CONTRÁRIO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON